sábado, 26 de julho de 2014

Tempero de Mãe


Quem disse que uma comida fica deliciosa apenas com tempero está errado. Mas é verdade que os temperos mudam não apenas o sabor mas também o aroma de um prato. Desde que nascemos provamos dos mais diversos sabores. De mucilon a estrogonofe. De frango desfiado a picanha grelhada... Mas, o que será que muda de uma comida pra outra? O que nos marca quando experimentamos gostos novos? Qual o segredo por traz daquela iguaria que sempre queremos degustá-la novamente?
Tenho certeza que o amigo leitor tem todas as respostas das perguntas acima, mas permita-me dividir minha opinião contigo. Comidas diferentes, temperos distintos. Cada paladar tem suas preferências que ao longo da vida se definem continuamente. Porém, preparar um almoço ou um jantar requer mais do que simplesmente combinar temperos e leva-los ao fogo, pois se não fosse assim, alguns sabores se tornariam difícil de deglutir. Por exemplo, a alimentação que uma mãe prepara pra seu filho durante boa parte da vida dele. Praticamente o tempero é o mesmo todos os dias. Contudo, o sentimento que ela dispensa cada vez que prepara a refeição nunca é o mesmo. Diariamente seu tempero muda, apesar dos ingredientes serem os mesmo.
Mais ainda, qualquer alimento que uma mãe toca é preenchido de uma sabor indizível. Me lembro, com água na boca, dos capitães que minha mãe fazia alguns segundos antes de servir o baião de dois; do peixe cozido apenas na água dele como ela gosta de falar, do feijão verde cozido com tomate cajá colhido na lavoura; do frango caipira feito com leite do coco babaçu.
O segredo de uma mãe impresso em suas mãos ao preparar uma ceia só é percebido pelos que, acima de tudo, amam sua família. Pelos que tem a sensibilidade de dizer: Mãe eu te amo. Pois, somente assim teremos a vontade de sempre repetirmos antes da sobremesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário