quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Assim como um semáforo.





Se a vida fosse vista como uma sinaleira como ela seria?
Semáforo é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes e médias cidades em quase todo o mundo. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas, a saber, verde, amarelo e vermelho. O funcionamento dos semáforos acontece na ordem verde, amarelo e vermelho, repetindo-se a todo instante. No verde o motorista pode passar livremente. No amarelo deve ter mais atenção, pois é um aviso que o sinal ficará vermelho. O sinal vermelho significa que o motorista não pode passar, tendo que esperar ficar verde de novo.
É conveniente pensar a vida assim. O sinal verde seria a educação pela qual todos deveriam passar livremente. Do primário ao doutorado todo esse percurso está aí disponível a todos. A cada dia surgem novos meios de se fazer uma faculdade seja pública ou privada. Temos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tem como finalidade facilitar o acesso às Universidades Federais, há quem diga ser uma injustiça essa forma de avaliação por ser muito longa, porém se tornou uma das mais comuns formas de se ingressar numa universidade pública. Em consequência do Enem surgiu o Programa Universidade para todos (Prouni) que trouxe consigo a possibilidade de se fazer um curso superior na rede privada pelo estado. E para aqueles que almejam uma graduação, mas não conseguem ou não querem fazer o Enem podem optar pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
A luz amarela significaria o conselho dos pais. Nem tudo que enfrentamos no dia a dia poderá ser superado facilmente. É necessário prudência ao tomar uma decisão seja simples ou delicada. A família como base da humanidade é também um farol norteador. Para os motoristas que seguem esse farol dificilmente terão acidentes em suas trajetórias.
Já o vermelho por ser a cor que alerta o perigo sugeriria as drogas, a traição, a mentira, a hipocrisia, a maldade... Em outras palavras tudo o que nos afasta de quem realmente somos. Deveriamos parar diante de tais ruas.
Assim sendo, como está o seu semáforo? As cores estão sendo respeitadas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário